Sergipe assina Termo de Compromisso com Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

 Em parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/SE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), foi feita a assinatura do Termo de Compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), na manhã desta quinta-feira (28). O Pnatrans foi instituído pela Lei nº 13.614/2018 e passou por uma revisão em 2021, estando alinhado com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

 A solenidade ocorreu na sede do Detran/SE e contou com a presença do secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, que destacou que o plano tem como objetivo a ação integrada para redução de lesões e de mortes no trânsito. “Firmar o compromisso com os órgãos, não só do estado, mas também dos municípios e da união que atuam em Sergipe, para que juntos possam empreender esforços e implementar essas ações”, ressaltou.

 Frederico Carneiro mencionou que são vários os fatores para a incidência de mortes e lesões no trânsito. “A gente tem um gama muito grande de fatores, mas atribuo a maioria deles ao comportamento do condutor. Mas, o princípio do Pnatrans, prevê que temos que ter uma abordagem integral, não só a questão do condutor, mas também das vias, dos veículos, da legislação, da educação para o trânsito e atendimento às vítimas”, acrescentou.

 Ainda conforme o secretário nacional de trânsito, o Pnatrans também prevê o engajamento entre união, estados e municípios de maneira coordenada. “A proposta é que se crie um grupo de trabalho no estado para que cada um observe quais são suas ações e suas responsabilidades para planejar cada uma delas. O grupo de trabalho instituído tem um cronograma de atividades, há todo um planejamento a ser cumprido”, complementou.

 A diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade, ressaltou a necessidade de somar esforços para que haja a redução das mortes e das lesões no trânsito. “Nós precisamos somar forças porque, aqui em Sergipe, infelizmente o nosso número de acidentes no trânsito ainda é alto. É fundamental para todos nós que fazemos o trânsito, pois precisamos unir forças para fazer o trânsito mais seguro e mais responsável”, reiterou.

Naleide de Andrade também destacou que o Termo de Compromisso é fundamental para as ações de melhoria da segurança no trânsito em Sergipe. “Esse momento é fundamental e muito importante, pois a Secretaria Nacional de Trânsito está vindo aos estados, para conversar com os municípios. É importantíssimo. Só conseguimos desenvolver esse trabalho tendo parcerias”, evidenciou.

 O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT/Aju), Renato Teles, ressaltou a importância da união de esforços para a redução de acidentes no trânsito. “Reforça a necessidade de uma pauta constante, diária, das ações que minimizem acidentes e mortes nas nossas ruas, no nosso trânsito. É uma preocupação recorrente, haja vista as ações cotidianas da educação para o trânsito, o empenho na questão do respeito à sinalização. São ações que se somam”, salientou.

Compromisso do Pnatrans

 Conforme o Pnatrans, o objetivo é implementar mais de 150 ações para que seja posto em prática o potencial de salvar cerca de 86 mil vidas até o ano de 2028. Assim como foi definido em Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as metas, os planos e as ações visam à redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.

Comentários