Sergipe não será afetado por onda de calor, diz meteorologia

 Na última segunda-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de nível laranja (perigo) para uma onda de calor no Brasil até dia 22 de setembro. Apesar do aviso, o estado de Sergipe não será afetado.

 De acordo com o órgão, temperaturas acima do normal, aproximando-se dos 40ºC, serão percebidas em outros 14 estados e no Distrito Federal. O fenômeno ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que causa subsidência de ar.

 “Em Sergipe, haverá redução das chuvas gradativamente, pois estamos entrando na estação da primavera e, dentro da normalidade, ocorre a redução de chuvas e o aumento de temperatura. Ainda na primavera, o fenômeno El Niño - de intensidade forte a muito forte - deve atuar e atingir seu pico em dezembro, no verão”, diz a meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Wanda Tathyana de Castro Silva.

Previsão

 A última semana do inverno no estado será marcada por formações de nuvens e chuva fraca passageira em todos os territórios. São esperadas temperaturas mínimas entre 20° e 23° e máximas entre 28° e 31°.

 Também haverão variações nos ventos que marca a transição das estações, ficando entre fracos e moderados.

 Nesta terça-feira (19), no período da manhã e tarde, há possibilidade de chuva e céu nublado; e noite com céu encoberto nas três regiões climáticas. Os termômetros devem marcar temperaturas mínimas e máximas em torno de 24.2°C e 29.2°C (litoral); 20.3°C e 30.0°C (agreste); e 20.4°C e 31.2°C (sertão).

 Na quarta-feira (20), há possibilidade de chuva fraca no litoral e agreste. No sertão, a probabilidade é de chuva leve. Nessas três regiões, o céu parcialmente nublado irá predominar na maior parte do dia. Já as temperaturas mínimas e máximas tendem a ser 24.3°C e 28.8°C (litoral); 19.4°C e 29.4°C (agreste); e 20.1°C e 30.5°C (sertão).

 Nesta quinta-feira (21), as condições meteorológicas continuam instáveis, com a possível chegada de precipitações no período da madrugada e início da manhã no litoral, agreste e sertão. As mínimas e máximas serão entre 24.3°C e 28.6°C (litoral); 19.4°C e 29.4°C (agreste); e 19.6°C e 30.5°C. (sertão).

 Para o último dia do inverno, nesta sexta-feira (22), a população pode esperar poucas variações. No sertão, por exemplo, a previsão é de céu encoberto na maior parte do dia. Para o litoral e agreste, há possibilidade de formação de nuvens. As temperaturas mínimas e máximas ficarão entre 24.0°C e 28.7°C (litoral); 20.6°C e 29.5°C (agreste); e 20.0°C e 29.5°C (sertão).

 

Comentários