CERCA DE 25 MIL SERGIPANOS SE DECLARAM HOMOSSEXUAIS OU BISSEXUAIS

 Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que cerca de 25 mil sergipanos se declaram homossexuais ou bissexuais. O número corresponde a 1,5% da população acima dos 18 anos no estado.

 A pesquisa, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (25), levou em conta levantamento feito pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2019, no quesito orientação sexual, que investigou, pela primeira vez e em caráter experimental, essa característica da população brasileira.

 De acordo com os dados, 96,3% dos entrevistados sergipanos se declararam  heterossexuais e outros  2,3% se recusaram a responder ou não sabiam. 

 “O número de pessoas que não quiseram responder pode estar relacionado ao receio do entrevistado de se autoidentificar como homossexual ou bissexual e informar para outra pessoa sua orientação sexual”, analisa a coordenadora nacional da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

 No Brasil, segundo a mesma pesquisa, são 2,9 milhões de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, isso equivale a 2,3% da estimativa da população geral.

 O Nordeste tem a menor taxa de homossexuais e bissexuais autodeclarados, apenas 1,5%. Enquanto o Sudeste tem a maior, 2,1%, no Norte e no Sul 1,9% e 1,7% no Centro-Oeste.

 O IBGE ainda divulga que, assim como outras pesquisas ao redor do mundo, a PNS captou a orientação sexual dos entrevistados a partir da autoidentificação, ou seja, como a pessoa enxerga a sua própria atração sexual por pessoas do mesmo gênero ou gênero oposto.

 A PNS não coletou dados sobre identidade de gênero, mas o IBGE estuda metodologia para incluir esse tema em suas pesquisas.

Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto

Comentários