FRAUDES EM BENEFÍCIOS GERAM R$ 16 MILHÕES DE PREJUÍZO AO INSS EM SERGIPE

 A Polícia Federal (PF) identificou fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe, que geraram cerca de R$ 16 milhões de prejuízo aos cofres públicos. Nesta sexta-feira (17) uma operação conjunta com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério de Trabalho e Previdência (CGINT/SEPRT/MTP) foi deflagrada, com o objetivo de coibir a prática do crime contra o órgão.

 De acordo com a PF, benefícios assistenciais estavam sendo obtidos por meio da falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos e estelionato. A Justiça Federal determinou a suspensão de 203 benefícios do INSS que foram adquiridos desta forma, bem como pediu a indisponibilidade de bens móveis e bloqueio de saldos e aplicações financeiras dos investigados. 

 Durante a ação, a PF deu cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados no município de Japoatã.

 Segundo a PF, o modus operandi dos criminosos consistia, principalmente, na falsificação de documentos para a criação de pessoas fictícias e obtenção indevida de benefícios assistenciais, mediante a arregimentação de “idosos de aluguel” e posterior falsificação de documentos como identidades falsas e outros documentos em nome de pessoas inexistentes.

 Até o momento, com as fraudes identificadas, o prejuízo causado se refere ao valor total dos pagamentos mensais relacionados aos benefícios

*Com informações da PF/SE

Comentários