CLUBES DA SÉRIE A ENTREGAM A CBF PEDIDO PARA COMANDAR O BRASILEIRÃO

 Visando organizar de maneira independente o Campeonato Brasileiro da Série A, foi assinado, nesta terça-feira (15), um documento que oficializa um acordo entre 19 clubes da 1° divisão nacional para a criação de uma Liga.

 O projeto sai do papel durante um dos momentos de maior turbulência na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atual responsável pela competição, tendo em vista a confirmação da Copa América no país e o afastado do presidente da entidade Rogério Cabloco, acusado por uma funcionária de assédio moral e sexual. No material, somente o clube Sport-PE não assinou, pois encontra-se em processo de indefinição política após a renúncia do Milton Bivar do posto.

 Depois de uma reunião entre dirigente em um hotel da Barra da Tijuca, os cartolas tem um encontro marcado com o presidente interino da CBF, Antonio Carlos Nunes, para a tarde desta terça, onde serão discutidos detalhes da proposta.

 No entanto para uma aprovação final, o estatuto da CBF determina que ocorroa uma Assembleia Geral em sua última instância, a Administrativa e Eletiva, onde serão tomadas decisões sobre a saída do presidente e prestações de conta.

 De acordo com a entidade, na Eletiva, participam da votação as 27 federações estaduais de futebol do país. Já na Geral, todos os clubes envolvidos no projeto poderão votar para escolher o presidente e os vices. Os votos das federação possuem peso 3, já os dos clubes da Série A, peso 2.

 Os clubes só participam da Assembleia Geral Eleitoral, que só se reúne para escolher o presidente e os vices. E, mesmo assim, eles têm peso menor nas votações. Os votos das 27 federações têm peso 3 (portanto são 81), os votos dos 20 clubes da Série A têm peso 2 (40) e os votos dos clubes da Série B têm peso 1 (ou seja, 20). É essa concentração de poder nas mãos das federações estaduais que os clubes querem discutir nesta semana.

Confira o documento na íntegra:

1. Requerer a imediata alteração estatutária que consagre uma maior participação dos Clubes nas decisões institucionais e na gestão da CBF, admitindo-se os clubes como filiados desta entidade;

2. Dentre os itens desta alteração estatutária, necessariamente deve ser incluída a votação igualitária nas eleições para escolha do Presidente e Vice-Presidentes da CBF, sendo certo que Federações e Clubes das Séries A e B terão seus votos contados de forma unitária e com o mesmo peso entre si;

3. Ainda no que se refere à alteração estatutária, inclui-se o fim dos requisitos mínimos para inscrição nas chapas concorrentes à eleição desta entidade, abolindo-se a necessidade de apoio de 8 (oito) federações e 5 (cinco) Clubes, permitindo-se o lançamento de chapas que tenham o apoio expresso de, ao menos, 13 eleitores independente de serem clubes ou federações;

4. Comunicar a decisão da criação imediata de uma Liga de futebol no Brasil, que será fundada com a maior brevidade possível e que passará a organizar e desenvolver economicamente o Campeonato Brasileiro de Futebol. Além dos Clubes signatários, os Clubes da Série B serão convidados a integrara a Liga.

 Os clubes adotarão medidas efetivas para consumar a sua associação, para, de forma organizada, exercerem a administração do futebol brasileiro e do seu calendário."

 

Comentários