NAVIO CHEGA AO RIO COM 28 CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19

 Passageiros do navio MSC Preziosa, da MSC Cruzeiros, que desde a manhã está atracado no Píer Mauá, no Porto do Rio de Janeiro, desembarcaram neste domingo (2) após o registro de 28 casos de covid-19 entre passageiros e tripulantes na embarcação. É o terceiro cruzeiro com registro de surto do coronavírus ao longo dos últimos dias. Ao todo, pelo menos 166 casos da doença já foram notificados em embarcações atracadas na costa brasileira.

 Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio apontou que, foi realizada pela manhã uma investigação epidemiológica conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, a estadual e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). "Foram testados todos os casos sintomáticos e seus contatos próximos, com 28 casos confirmados de covid-19. Todos estavam isolados em setor específico da embarcação, com sintomas leves e boa evolução clínica. Foram coletadas amostras para sequenciamento genômico".

 Os passageiros com casos positivos são desembarcados por veículo da empresa responsável pela embarcação e, se forem moradores do Rio de Janeiro e cidades próximas, poderão cumprir isolamento em domicílio, segundo a secretaria. Se forem residentes de fora do Rio de Janeiro serão isolados em hotéis específicos. Os demais passageiros que não tiveram contato com os casos positivados foram autorizados a desembarcar.

 Primeira a sair junto com o marido, Vera Maia, de 54 anos, disse que a viagem foi maravilhosa e mesmo com a demora para o desembarque havia muita organização e informações a bordo. A viagem durou oito dias e passou por Salvador, Ilhéus e Búzios. "Não temos o que reclamar, não tivemos contato com nenhum dos infectados e está tudo muito organizado", disse ao desembarcar.

 Ansiosa desde às 9h à espera da avó que está no navio, Antônia, 7, passou do choro à alegria só após saber que o desembarque foi liberado. A avó, Denise Torres, acenava a todo momento de dentro do navio e depois da fila de desembarque. "Foi a primeira vez que minha mãe resolveu ir em um cruzeiro, ficamos com medo, mas agora está tudo bem", disse a mãe de Antônia, Ariana Xavier, 35.

 Enquanto a fila do desembarque diminuía, a do embarque por, sua vez, só crescia. Cláudio de Souza Marques, publicitário, 57, aguardava pacientemente a hora de entrar no Preziosa para uma viagem pelas praias de São Paulo. O risco de contaminação no navio não era uma preocupação. "Todos fizemos testes na segunda, na quarta-feira e hoje, como exigiram, e vamos fazer mais um lá dentro, meu nariz não aguenta mais, mas é bom porque mostra que é seguro", afirmou.

Anvisa

 Após os surtos registrados nos cruzeiros MSC Splendida e Costa Diadema, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro. A recomendação foi feita nesta sexta-feira, 31, até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico. O ministério informou neste sábado, 1º, que avaliaria as "medidas cabíveis".

Comentários