Brasil tem previsão de chuva acima da média em fevereiro

É o que informa o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.

Fevereiro está chegando e a previsão é de chuva acima da média, em grande parte do país, durante o mês. Mas, a distribuição vai ser diferente, conforme a região.

Vai chover a mais no Sudeste, Nordeste e na parte norte do Centro-Oeste brasileiro. Esse cenário favorece a agricultura, já que a umidade do solo vai estar alta na região do Matopiba, que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. As chuvas acima da média favorecem o plantio de grãos para a próxima safra. Já nos estados de Rondônia, Amazonas, Acre e no norte de Mato Grosso, a chuva vai ocorrer abaixo da média do mês.

Na Região Sul, os volumes de chuva vão variar. Na metade leste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, vai chover acima da média. Mas, na metade oeste dos três estados, a previsão é para volumes abaixo da média, o que pode afetar o desenvolvimento de algumas lavouras.

Já as temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país, durante o mês de fevereiro. Em parte do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, são previstas temperaturas próximas à média. Só vai ser diferente no Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Santa Catarina, únicos estados do país onde a temperatura vai ficar um pouco abaixo da média.

Comentários