DUAS CHAPAS DISPUTAM AS ELEIÇÕES DA OAB/SE PARA O TRIÊNIO 2022/2024

 Duas chapas disputam as eleições para o triênio 2022/2024 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Sergipe, marcada para acontecer no dia 16 de novembro. As eleições elegerão, além do novo presidente da Ordem, os dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE) e os representantes nos Conselhos Federal e Seccional da OAB. 

 Na disputa pela reeleição, Inácio Krauss encabeça a chapa 1, com Ana Lúcia Aguiar concorrendo à vice-presidência. Na chapa 2, Danniel Costa disputa como presidente da entidade, tendo Letícia Mothé como vice. 

 A disputa está em clima de conflito entre os candidatos das chapas adversárias. Na avaliação do advogado e atual presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, a campanha da oposição está se pautando “pelo ódio, pela difamação e pela disseminação de informações falsas”.

  “Lamentavelmente, através do rádio e da internet, divulgam notícias mentirosas e dados distorcidos sobre a nossa gestão. Mas que fique claro: a advocacia repudia esse tipo de campanha. A verdade é um pilar civilizatório e um dos fundamentos básicos do direito. Onde reina a mentira e a difamação, nada de bom prospera”, disse o presidente e candidato ao F5News

Ainda conforme Krauss, apesar do que ela classifica como mentiras e agressões proferidas pela chapa adversária, os integrantes da Chapa 1 realizam uma campanha “de paz e união voltada para a verdade”. Segundo ele destaca, a atual gestão conseguiu superar as dificuldades da pandemia da covid-19, utilizando-se de medidas eficazes de apoio e acolhimento. 

 “Nunca a advocacia viveu período semelhante ao da pandemia do novo coronavírus, com perdas de pessoas estimadas, além de grave declínio financeiro que afetou a grande maioria das advogadas e advogados sergipanos. De pronto, através de medidas eficazes de apoio e acolhimento, enfrentamos e superamos as imensas dificuldades. Destaco, a título de exemplo, a suspensão da cobrança de anuidades nos meses em que os escritórios estiveram fechados por causa do decreto governamental e o auxílio financeiro para inscritos da OAB em situação de vulnerabilidade”, aponta. 

 Krauss cita também outros serviços que, para ele, foram importantes no enfrentamento à crise da covid-19, a exemplo da Caixa de Assistência, que permaneceu ativa durante o período. “Ainda disponibilizamos diversos cursos gratuitos através da Escola Superior de Advocacia, muitos deles voltados ao uso de novas tecnologias, essencial neste período de trabalho remoto. Criamos ainda o serviço de apoio psicológico on-line para ajudar na adaptação de colegas ao isolamento social”, disse.

 Por outro lado, o candidato de oposição para a presidência da OAB/SE, advogado Danniel Costa, avalia que a instituição está distante da classe e da sociedade, demandando sérias mudanças. Segundo ele, a OAB em Sergipe perdeu a força na defesa das prerrogativas da advocacia e o protagonismo histórico das lutas sociais. 

 “Em conversa com os advogados e advogadas, na capital e no interior do estado, pude notar que a categoria não tem mais esperança na profissão, porque já não se sente representada e acolhida pela Ordem. A atual gestão da OAB-SE, que tem à frente o candidato à reeleição,  não está presente no dia-a- dia da advocacia e desconhece as reais necessidades da classe, tanto daqueles que estão ingressando na carreira, quanto dos colegas que possuem uma trajetória consolidada na profissão”, disse Danniel. 

 A candidata à vice-presidência da OAB da Chapa 2, Letícia Mothé, avalia ainda que a Ordem atuou com inércia durante a pandemia de covid-19, o que, para ela, “é a prova de que a seccional deixou de cumprir o papel institucional”. 

 “Essa falta de posicionamento atingiu em cheio a nossa classe. Tivemos escritórios fechados e ações sendo desenvolvidas sem qualquer participação da OAB. A Ordem silenciou e o presidente se fechou em seu gabinete entregando homenagens, enquanto nossos colegas clamavam por auxílio. Por medidas que pudessem, efetivamente, fazer a diferença na vida da advocacia em um dos momentos mais duros da nossa história. A classe e a sociedade estão desamparadas”, disse Mothé.

 As eleições ocorrem no dia 16 de novembro, das 10 às 18h, em Aracaju e nas Regionais. As chapas contam com 33 Conselheiros Seccionais titulares e 33 suplentes, sendo que dos primeiros,  cinco são diretores; três Conselheiros Federais titulares e três suplentes; cinco diretores e cinco membros suplentes, da Caixa de Assistência dos Advogados.

 Para dirigir a CAA/SE, são candidatos na Chapa 1: Aurélio Belém, como presidente da entidade, e Hermosa França, como vice-presidente. Na Chapa 2, Marília de Almeida Menezes, como presidente da CAA/SE, e Ricard Cezar Nascimento de Oliveira, como vice-presidente da instituição.

Edição de texto: Monica Pinto

Comentários