ERUPÇÃO DO VULCÃO QUE PODERIA CAUSAR TSUNAMI NA BAHIA PODE DURAR ATÉ 48 DIAS

 O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) afirmou que a erupção do Cumbre Vieja pode durar até 84 dias. 

 Por meio de redes sociais, o Involcan publicou que a duração da erupção pode ser calculada utilizando dados sobre outras atividades vulcânicas que ocorreram na ilha espanhola de La Palma. 

 Segundo a estimativa, a erupção do vulcão Cumbre Vieja pode durar em média 55 dias e chegar até 84. O período mínimo é de 24 dias. 

 Desde que entrou em erupção, o Cumbre Vieja passou a emitir diariamente entre 6.140 e 11.500 toneladas de dióxido de enxofre (SO2) para a atmosfera. O Invocan informou que o fluxo de lava totaliza 153 hectares. 

 Até o momento, a lava destruiu 185 prédios. Segundo o presidente da comunidade autônoma das Canárias, Angel Victor Torres, embora não tenha registro de mortos ou feridos, a erupção do Cumbre Vieja causou danos acima dos 400 milhões de euros. 

 A lava segue em direção à costa da ilha de La Palma e deve ter contato com a água do Oceano Atlântico, o que pode causar emissão maior de gases tóxicos. 

Risco de tsunami na Bahia

 Em entrevista no último dia 16, o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, ressaltou que a chance de um tsunami, provocado por uma erupção no litoral da África, atingir a Bahia, incluindo a capital, é pequena. Ele comparou o evento a ser atingido por um raio na cabeça. 

 "Há a possibilidade do fenômeno vulcânico, mas pra essa possibilidade se desdobrar em problema maior e chegar à costa de Salvador e atingir casas, é muito distante", disse Macêdo. A notícia do tsunami foi divulgada pelo jornal Correio nesta quinta. Apesar do alarde, a própria matéria ressalta que a possibilidade é considerada remota. 

Comentários