CENTRO DE REPRODUÇÃO ANIMAL VAI SER UM MARCO NA PECUÁRIA EM SERGIPE

 Ensino, pesquisa e extensão, esse é o alicerce do Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe (CBRepA) que será construído no Campus Rural da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em São Cristóvão. Com um valor total de aproximadamente R$ 1 milhão para a construção, o Centro fornecerá suporte às aulas práticas dos cursos de graduação das Ciências Agrárias e Medicina Veterinária. F5 News conversou com responsáveis pelo projeto, especialistas e produtores para saber mais sobre a importância desse espaço para o desenvolvimento da agropecuária e os reflexos na economia do estado.

 O CBRepA já é uma realidade e tem atraído olhares de instituições de outros estados e enchido de expectativas os produtores locais. O projeto nasceu há alguns anos e pôde ser colocado em prática graças aos investimentos vindos de uma emenda parlamentar do deputado federal Laércio Oliveira.

 O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional de Sergipe (Senar), Ivan Sobral, destaca que o Centro de Biotecnologia é importante não só para Sergipe, mas para todo Nordeste, porque será uma referência e servirá aos produtores de toda Região.

 “É uma parceria que foi formada lá atrás entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS); o Ministério da Agricultura, através da Superintendência Estadual; o sistema Faese/Senar, levando também o pleito dos produtores rurais, tendo ainda a fundamental importância no processo, do deputado federal Laércio Oliveira, que garantiu os recursos necessários para construção”, explica. 

 Segundo Ivan Sobral, Sergipe possui um material genético muito bom e, com a chegada do Centro, esse material será replicado, melhorando cada vez mais o rebanho, tanto leiteiro, quanto de corte.

Comentários