Polícia Federal deflagra operação para apurar supostos desvios de recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19 em Sergipe

 Nesta quinta-feira (25), a Polícia Federal (PF) deflagrou, a Operação Palude para cumprir mandados de busca e apreensão para apurar supostos desvios de recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19, em Sergipe.

 Os mandados de busca e apreensão acontece nos municípios sergipanos de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Lagarto , Nossa Senhora da Glória, Pacatuba, Propriá, Carira, Itabaiana, Itaporanga, Malhador , Simão Dias.

 Segundo nota da PF, a investigação começou em 2020, no município de Pacatuba, onde a polícia confirmou as suspeitas da Controladoria Geral da União (CGU) de irregularidades na contratação e execução dos serviços e, ainda, na destinação dos recursos ao município de mais de R$ 1 milhão. As análises indicaram que as seis empresas convidadas a participar dos procedimentos licitatórios suspeitos faziam parte da mesma organização criminosa.

 Na residência de um dos investigados foi encontrada documentação relativa a aproximadamente 15 pessoas jurídicas, incluindo carimbos, logomarcas, assinaturas avulsas, documentos de identificação pessoal utilizados com o objetivo de provocar a lisura e o caráter competitivo de certames destinados à contratação com o poder público.

 Os prejuízos aos cofres públicos somam mais de R$ 21 milhões. Estes valores foram adotados como fundamento para a efetivação de medida cautelar de sequestro de bens e valores, visando o ressarcimento ao erário.

 Os envolvidos responderão pela prática de crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, dispensa indevida de licitação, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Comentários