GOVERNO ESTIMA QUE CRISE NA ITA PODE ATINGIR 117 MIL PASSAGEIROS

 O governo estima que 3,9 mil passageiros estão sendo prejudicados diariamente pela paralisação da ITA Transportes Aéreos. Esse número leva em conta o volume de passageiros vinculados a operações da ITA no período de 17 de dezembro até 15 de janeiro, quando termina a operação fim de ano e férias. No total, o contingente afetado de consumidores chegaria a 117 mil.

 Até o momento, as autoridades ainda não dispõem do estoque de passagens vendidas. Segundo um técnico que está monitorando a situação, o número é relevante, embora os impactos na malha aérea brasileira sejam da ordem de 1% porque a ITA não tinha participação significativa no mercado. Nessa alta temporada, as companhias estão transportam em média pouco mais de 300 mil passageiros.

 A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que está em contato com as outras companhias para reacomodar passageiros que estão em situação de deslocamento.  Mas a solução é demorada porque as empresas estão com voos lotados.

 Para viagens futuras, a Anac informa que a opção é buscar o reembolso pela própria ITA. Segundo fontes da Anac, Azul e Gol estão colaborando e acomodando alguns passageiros da ITA. Já a Latam precisou resolver problemas internos, mas também se ofereceu para ajudar.

 No caso da ITA, a reacomodação fica ainda mais difícil porque a empresa não fez acordo para participar de uma espécie de câmara de compensação para acerto de contas entre as empresas.

 A Anac não tem o quantitativo de passageiros acomodados. O órgão criou uma sala de crise e abriu processo administrativo para investigar a conduta da empresa, que já tinha enfrentando problemas de caixa.

 A empresa teve a concessão aprovada pela Anac em 20 de maio deste ano. A autorização foi cassada na sexta-feira e a companhia, proibida de comercializar bilhetes.

Fonte: O Globo

Comentários