12 de junho: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

ESTIMA-SE QUE MILHÕES DE CRIANÇAS SEJAM VÍTIMAS DE TRABALHO INFANTIL EM TODO O MUNDO.

12 de junho: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

ESTIMA-SE QUE MILHÕES DE CRIANÇAS SEJAM VÍTIMAS DE TRABALHO INFANTIL EM TODO O MUNDO.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (World Day Against Child Labour) é celebrado anualmente em 12 de junho.

O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.

A data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.

Neste exato momento, milhões de crianças estão trabalhando e não usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. Tais direitos são negligenciados em muitos países.

A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais.

De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 20 em cada 100 crianças começam a trabalhar a partir dos 15 anos.

Brasil – No País, por exemplo, diversas campanhas e programas que visam erradicar o trabalho infantil são divulgados nesta data, seja através do Ministério do Trabalho ou de outros órgãos da sociedade civil.

Calcula-se que três milhões de crianças trabalhem nas mais diversas atividades como venda de produto em semáforos, serviços domésticos e no campo. Dados do IBGE revelam que 80 mil crianças de 5 a 9 anos trabalham no país, um dado alarmante.

 

Por Fram Marques, Jornalista DRT 2308/MTB-SE

Fontes: IBGE / O defensor / ONU

Comentários

Mais Notícias |