Banco Mundial estima queda de 5% no PIB brasileiro por conta do coronavírus
O relatório cita ainda como agravante a alta taxa de informalidade nos países do subcontinente.
Foto: Reprodução
Um projeção feita pelo Banco Mundial neste domingo estimou uma queda de 5% no produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O dado consta no relatório da instituição sobre os impactos econômicos do novo coronavírus na América Latina e no Caribe.
Em consequência da pandemia do novo coronavírus, o PIB total da região deve sofrer uma retração de 4,6%. Dos 26 países analisados pelo banco, apenas a Guiana e República Dominicana não entrariam em recessão em 2020.
Entre os que apresentariam queda mais intensa de atividade econômica neste ano estão México (-6%), Argentina (-5,2%) e Equador (-6%), além do Brasil. O Banco Mundial afirma, porém, que as estimativas podem mudar diariamente a depender da evolução da pandemia, diz reportagem da Folha de São Paulo.
Para 2021, a previsão atual do Banco Mundial de crescimento da região é de 2,6%, com estimativa de alta de no 1,5% para o PIB brasileiro.
Na publicação, o banco defende que os programas sociais de proteção e assistência social na região "devem ser rapidamente ampliados e ter sua cobertura estendida" para mitigar os impactos da crise. O relatório cita ainda como agravante a alta taxa de informalidade nos países do subcontinente.
Por Fram Marques, Jornalista DRT 2308/MTB-SE
Com informações do Bahia Notícias