ERUPÇÃO DO VULCÃO EM LA PALMA OBRIGA EVACUAÇÃO EM MASSA
A Guarda Civil já evacuou 5.000 pessoas afetadas pelo novo vulcão de La Palma (Ilhas Canárias, na Espanha), que entrou em erupção neste domingo às 11h12, hora de Brasília, em Montaña Rajada, na área florestal de Cabeza de Vaca. O nível de emergência ficou vermelho na ilha às 11 horas, atingindo os municípios de Tazacorte, El Paso, Fuencaliente, Mazo e Los Llanos de Aridane, com cerca de 35.000 habitantes no total. As autoridades acreditam que no total até 10.000 pessoas poderiam ser evacuadas na região e recomendam que a população feche todas as janelas e portas externas, baixe as persianas e vá aos pontos de encontro estabelecidos.
O novo vulcão da ilha espanhola de La Palma, na costa noroeste da África, entrou em erupção às 15h12 deste domingo (hora local; 11h12 em Brasília), quando um pequeno terremoto foi detectado no bairro de Las Manchas, no município de El Paso, seguido por uma grande explosão, uma enorme coluna de fumaça e a expulsão de piroclastos (rocha vulcânica). O magma provocou duas fissuras, duas bocas eruptivas diferentes na montanha, pelas quais a lava passou a escorrer. Segundo o Involcan (Instituto Volcanológico de Canarias), em só algumas horas, essas duas fissuras se transformaram em sete. O vulcão surgiu em uma área montanhosa desabitada e causou pequenos incêndios florestais. As autoridades locais pediram que ninguém se aproximasse da área.
O presidente Pedro Sánchez adiou sua viagem prevista para este domingo a Nova York, e se deslocou para La Palma. O gestor de navegação aérea na Espanha, Enaire, eminou recomendação preventiva para que não saiam voos com destino à ilha.