PAPA FRANCISCO PASSA BEM APÓS CIRURGIA E FICARÁ UMA SEMANA INTERNADO

 O Papa Francisco, de 84 anos, passa bem após ter sido submetido a uma cirurgia no intestino grosso, informou o Vaticano nesta segunda-feira (5). De acordo com a Igreja Católica, ele ficará internado por cerca de uma semana.

 O Papa “encontra-se em boas condições gerais, está alerta e respira sem ajuda”, informou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em um comunicado, afirmando que o procedimento cirúrgico durou cerca de três horas. “Ele deve permanecer internado por cerca de uma semana, salvo se houver complicações.”

 A realização da cirurgia foi anunciada no domingo de manhã pela Santa Sé, segundo a qual ela já estava agendada. O procedimento buscou corrigir um “estreitamento intestinal (estenose) diverticular sintomático do cólon”, e foi realizado por laparoscopia, de modo que não fosse invasivo. O médico Sergio Alfieri foi o responsável pela condução da operação.

 A Policlínica Gemelli tradicionalmente recebe os chefes da Igreja Católica quando precisam de tratamento, e uma parte do seu 10º andar é reservada a eles. Esta foi a primeira vez, porém, em que o sacerdote argentino Jorge Mario Bergoglio foi internado desde que assumiu como Papa Francisco, em 2013.

 O cirurgião do aparelho digestivo Juliano Barra, do Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF), disse ao site G1 que um dos principais sintomas do estreitamento do intestino, que é comum entre idosos, são as dores ao evacuar. A cirurgia consiste em retirar a parte do órgão que sofre com a estenose e juntar as duas pontas que ficam soltas depois da remoção, explicou Barra. Com isso, acrescentou, o problema é sanado.

 “Como o Papa é um paciente idoso, há um certo grau de risco. Mas é uma cirurgia que faz parte do dia a dia de qualquer hospital. Não é nada de outro mundo”, disse o médico ao G1.

Viagem

 Três horas antes de a internação ser anunciada, o Papa participou da tradicional cerimônia do Angelus que acontece aos domingos na Praça de São Pedro, na qual reza com o público da sacada do Palácio Apostólico. Na ocasião, ele informou que viajará em setembro para a Hungria e a Eslováquia.

 “Estou feliz em anunciar que de 12 a 15 de setembro, se Deus quiser, irei à Eslováquia para uma visita pastoral”, disse, sem informar que realizaria uma cirurgia.

 Francisco especificou que em 12 de setembro celebrará a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, na Hungria.

 Durante a reza, Francisco falou da necessidade de superar o “conforto do hábito” e “a ditadura dos preconceitos”, que são “um risco que todos nós corremos”.

 “Pensamos que sabemos muito de uma pessoa, a etiquetamos e a fechamos em nossos prejuízos”, disse.

 Embora o Papa Francisco não tenha tirado férias há muito tempo, assim como não o fez durante o período em que era arcebispo na Argentina, ele costuma reduzir consideravelmente sua agenda em julho, mês de férias no Hemisfério Norte, quando dificilmente tem eventos públicos e suspende grande parte de seus compromissos semanais fixos.

 O Papa retirou parte de um dos pulmões na juventude, mas raramente precisou cancelar compromissos ao longo dos oito anos de pontificado por causa de problemas de saúde. No final do ano passado, ele não participou das missas de 31 de dezembro à noite e de 1º de janeiro pela manhã devido a uma dor no nervo ciático.

 Em março de 2020, antes da Semana Santa, ele cancelou sua participação em uma jornada de orações em um convento na periferia de Roma após contrair um resfriado forte.

Fonte: O Globo

Comentários

Mais Notícias |