TRIBUNAIS DE CONTAS ANALISAM ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

De acordo com Pedro Vieira, a ideia é otimizar o uso das novas tecnologias.

O Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas do Brasil promoveu, no último dia 10, por meio digital, a sua primeira reunião, onde foram criados grupos de trabalho nas áreas de Inteligência Artificial, Análise de Dados, Negócios, Governança & Compliance e Segurança da Informação. O comitê, que tem como presidente o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, José Alfredo Rocha Dias, tem o objetivo de integrar e fortalecer o uso das novas tecnologias e otimizar os setores de TI – Tecnologia da Informação – dentro das cortes de contas do país.

O encontro online foi aberto por Pedro Vieira, representante dos tribunais da região Nordeste, assessor da Presidência do Comitê e diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que destacou o propósito do trabalho em dinamizar o processo fiscalizatório.

De acordo com Pedro Vieira, a ideia é otimizar o uso das novas tecnologias. “Nessa reunião vários profissionais foram escolhidos para ingressar no grupo para desenvolver estudos e dar ainda mais eficiência às cortes de contas, e assim fazer um Brasil melhor, com a nobre tarefa que temos de fiscalizar as contas públicas”, afirmou o diretor.

A apresentação da estrutura do comitê seguiu com Fabio Xavier, representante do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Os Grupos de Trabalho constituídos ficaram com a seguinte composição:

Inteligência Artificial – Francisco de Assis dos Santos Júnior (TCE-TO), Marcelo de Oliveira (TCM-GO) e Fabio Motta Scisinio Dias (TCE-RJ);

Análise de Dados – Licardino Siqueira Pires (TCE-GO), Alexsandre Silva (TCE-CE) e Marcelo de Oliveira (TCM-GO);

Negócios – Alexsandre Silva (TCE-CE), Allan Bezerra (TCE-AM) e Wallace da Silva Pereira (TCE-SC);

Governança – Douglas Avedikian (TCE-MS) e Ana Carolina Chaves Machado de Morais (TCE-PE), Fabio Correa Xavier (TCE-SP) e Cristiana Siqueira (TCE-MG);

Segurança da Informação – Francisco de Assis dos Santos Júnior (TCE-TO), Allan Bezerra (TCE-AM) e Wallace da Silva Pereira (TCE-SC).

Em relação à Lei Geral de Proteção de Dados, o grupo atuará por meio de representação no Grupo de Estudos da LGPD, coordenado pelo presidente conselheiro, Severiano Costandrade Aguiar (TCE-TO), vinculado ao Comitê de Gestão da Informação.

O diretor de Tecnologia da Informação, do TCE-SC, Wallace da Silva Pereira, destacou a importância do debate sobre o impacto da lei em todas as instituições, além de dar ênfase para a questão relacionada à segurança dos dados.

Os participantes da reunião virtual debateram sobre as possíveis ações do comitê, destacando os pontos fortes e de melhorias nos setores de TI de seus respectivos tribunais, visando alcançar o objetivo do comitê – integração e fortalecimento entre setores de TI. Ao final, a Coordenadora Geral do Instituto Rui Barbosa, Crislayne Cavalcante, explicou o papel de articulação da unidade de apoio à presidência do instituto.

 

Por Fram Marques, Jornalista DRT 2308/MTB-SE 

 

FONTE: 

Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
Horário de Funcionamento: Segunda à Quinta: 08h às 12h e 13:30h às 17:30h / Sexta: 08h às 13h.

Comentários

Mais Notícias |